Uma dica super interessante quando o assunto é formato de material gráfico, passa pelas dimensões da peça e o tipo de acabamento que você escolheu. Estes dois itens podem dizer se a produção será econômica ou especial.
Daí, a importância de você planejar o seu projeto antes de começar a desenvolver. Trocar uma ideia com quem vai criar para você desde o começo e dar uma previsão de quanto pretende investir direciona melhor o tempo e trabalho a ser empregado no material. Porque a criatividade não tem limites, mas a produção pode ter.
O que eu preciso saber, então?
A seguir vamos lhe mostrar algumas particularidades do material gráfico que são indispensáveis na hora de você desenvolver um catálogo de produtos, por exemplo:
- Escolha das dimensões
- Gramatura de papel
- Cortes e vincos (dobras)
- Acabamentos especiais.
Estas informações formam um descritivo técnico indispensável para sua cotação gráfica.
Defina o tamanho do material
Com base no conteúdo que irá utilizar, uma agência especializada pode lhe ajudar a escolher o tamanho da área de impressão da mídia que poderá oferecer melhor aproveitamento de papel e se encaixar perfeitamente com o conceito do seu projeto.
O tamanho ideal será aquele que permita uma visão clara das imagens e conteúdos necessários da sua marca. Mas ele pode também simbolizar o conceito, tendência ou filosofia de trabalho da empresa. No primeiro você busca ser eficiente e econômico. No outro você busca um projeto especial que pode ou não ser de baixo custo.
Mas vamos focar na economia. Falando nisso tenha sempre em mente que o formato de um material gráfico está intrinsecamente relacionado com o tamanho da folha gráfica e o número de vezes que um layout pode ser replicado em seu espaço.
Veja esta demonstração de cortes possíveis num papel gráfico medindo 66×96 com limite máximo das dimensões da lâmina.

Algumas vezes queremos inovar com um formato exclusivo, mas quando orçamos nos surpreendemos com o alto custo. A decisão a ser tomada é: continuo ou adapto o novo material a um formato que seja mais econômico?
Lembre-se que tudo isso pode ser evitado, se você tiver um bom planejamento e pesquisa.
FICA A DICA: Observe se você organizou o seu novo layout e deixou as marcações corretas de corte, que podem variar de 3mm a 7mm de cada lado. Estas medidas impactam no aproveitamento da lâmina gráfica.
Gramatura do Papel
Existe uma variedade grande de espessuras do papel. Eles dão ao seu material a sensação de toque e ao mesmo tempo apresentação, se de maior ou menor qualidade. Quanto maior a sua resistência e firmeza, maior também o seu custo ao projeto.
Normalmente, em catálogo se utiliza uma gramatura maior na capa, para ter maior durabilidade e melhor apresentação com a possibilidade de aplicação de acabamentos mais sofisticados. Sobre este assunto você pode conferir mais detalhes no artigo sobre os “tipos de acabamento gráfico”.
O miolo do catálogo se diferencia para oferecer melhor disposição do conteúdo, com uma gramatura inferior, que oferece também menor custo de impressão. Você ainda pode escolher o tipo de acabamento do papel: fosco ou brilho. Existe ainda texturizados e outras aplicações que agregam valor.

Corte e Vinco
Este dois processos fazem parte já do acabamento do material. Depois que ele está impresso e seco, segue para o o corte no tamanho da folha. Nos casos de dobra o vinco é adicionado, para fazer a marca da dobra na lâmina. Ambos indispensáveis e fazem parte da finalização de uma produção gráfica.
Aqui, se você quiser economizar, use o corte simples e reto. Até mesmo os cantos arredondados são considerados acabamentos especiais e aumentam os valores de produção. O vinco simples é usado na maioria dos materiais que exigem dobra.

ACABAMENTOS ESPECIAIS.
Os acabamentos especiais são conhecidos por oferecer laminação, verniz localizado, texturas e sensações diferenciadas ao público alvo do material gráfico. Em nosso artigo sobre “Tipos de Acabamentos” você pode conhecer mais sobre eles.
Para economizar a melhor opção é um bom corte, vinco, gramatura do papel adequada ao tamanho da peça gráfica e, de preferência, com acabamento fosco, que oferece uma melhor apresentação.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!
Um dos especialistas da Dohma Comunicação irá te atender.
Clique Aqui e saiba mais pelo nosso WhatsApp